domingo, 19 de dezembro de 2010

Uma breve explicação...

Todos nascemos e temos experiências diferentes, afinal nem os gémeos verdadeiros podem dizer que são iguais pois tem os mesmos genes mas experiências diferentes.
Aquilo que nos torna único | diferente sao as nossa próprias experiências porque não há ninguém com experiências iguais as nossas.
Assim como também reagimos todos de maneira diferente a um estimulo (varia com o temperamento de cada um).
São as nossas experiências de vida que nos distiguem ja diz a velha frase todos iguais mas todos direntes, fisicamente podemos apresentar semelhanças mas no entanto no lado psicologio temos as experiencias para nos diferenciarem do próximo.
E os psicopatas? Teram eles vivido algo que os traumatizou até aquele ponto? Ao ponto de fazerem algo que a normalidade das pessoas classificarem  como horrendo?
Poderá explicar-se os comportamentos com base em traumas e experiências ditas fora do comum? Quando e que se dao as experiências que os traumatiza será na infância ou nao adolescência ou ate na idade adulta?
É isso que alguns psicanalistas tentam fazer.
Alguns tentam explicar esses actos peculiares , afirmam que os actos cometidos no presente tem origem em traumas do passado( infância). É assim que Piaget explicaria por exemplo ''Jack o estripador''.
Freud , por exemplo explicaria estes actos  pela sexualidade , dizendo que ''Jack'' que só matava prostitutas teria tido algum trauma sexual com uma e que "Jack" tirava prazer ao matar as prostitutas porque elas marcavam um trauma, será possível que um trauma sexual leve alguem a fazer actos que vao contra os valores humanos, como tirar uma vida humana?
Mas estaria lhe apenas no sangue? (seria apenas genético?) Seria apenas instinto?
Mas qual destes ramos da psicologia  estara correcto ? Qual destes poderá explicar um caso que já tem 122
anos de existencia?
Será que algum deles esta certo, ou estarão todos errados ?
Todas as respostas até hoje sobre este caso que assombrou Londres são meras especulações , dezenas de perguntas  e nenhuma resposta concreta...
No filme que visualizamos na disciplina o natural born killers temos o exemplo de Mallorie Knoxx que era mal tratada pelo pai e ate pelo que deu para entender o pai violava-a e ela tornou se uma serial killer.
Foram os traumas ou entao era génico ? As respostas cabem aos futuros cientistas de psicologia desvendar.

  Laura Isabel Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário