Piaget estudou o desenvolvimento cognitivo, e centrou-se no estudo mais aprofundado, do desenvolvimento das crianças, este defende que o sujeito é um elemento activo no processo de aprendizagem, que o sujeito constrói os seus conhecimentos pelas suas próprias acções, assim sendo, Piaget distinguiu este desenvolvimento em quatro estádios, que correspondiam a diferentes formas que as crianças tinham de ver, compreender e agir.
No entanto os estudos de Piaget podem estar limitados, pois existem crianças que podem nascer afectadas no seu desenvolvimento cognitivo ou da linguagem, e na interacção social, chamados de autistas. Esta doença foi ganhando alguma dimensão, e descobriu-se ainda que nem sempre tem de estar associada ao desenvolvimento cognitivo,e segundo comportamentos de pessoas como Mozart, Albert Einstein, Bill Gates, Isaac Newton, Van Gogh, entre outros, há quem acredite que estes poderiam sofrer de síndrome de Asperger, é uma síndrome que faz parte do espectro autista, que os afectava nas relações com os outros e não em relação ao seu desenvolvimento a nível intelectual, o que até não deixa de ter a sua graça, quando pensamos nestes e sabemos que a nível do trabalho que desenvolveram foram dos melhores.
Em conclusão, Piaget desenvolveu as suas teorias sobre os estádios do desenvolvimento intelectual, mas a questão incide sobre a realidade desses estádios, e se pode corresponder à realidade deste mundo em que vivem os autistas, e que na minha opinião nem todos têm necessariamente o mesmo desenvolvimento intelectual, e dividir este desenvolvimento em quatro estádios será limitar muito a inteligência.
Ana Andrade
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