sábado, 18 de dezembro de 2010

Construtivismo de Piaget




Sir Jean William Fritz Piaget nasceu em 1896 em Neuchâtel, Suiça e morreu dia 19 de Setembro de 1980 em Genebra, Suiça. Piaget frequentou a Universidade de Neuchâtel, onde estudou Biologia e Filosofia, formando-se em Ciências Naturais aos 21 anos, e passado um ano doutorou-se em Zoologia. Após se formar, foi para Zurich onde estudou Psicologia e trabalhou como psicologo experimental e psiquiatria, experiências que influenciaram muito o seu trabalho.
Jean Piaget escreveu mais de cinquenta livros e várias dezenas de artigos, tendo sido o seu primeiro artigo escrito aos 11 anos de idade sobre o pardal albino, considerado o inicio da sua carreira como cientista. Aos 27 anos, escreveu o seu primeiro livro de psicologia “A Linguagem e o Pensamento na Criança.
Piaget revolucionou as concepções de inteligência e de desenvolvimento cognitivo partindo de pesquisas baseadas na observação e em entrevistas que realizou com crianças. Considerou-se um epistemólogo genético porque investigou a natureza e a génese do conhecimento nos seus processos e estágios de desenvolvimento.

Comportamento, segundo Piaget:

O indivíduo não é um simples resultado do meio (teoria behaviorista), nem é simplesmente determinado por princípios inatos (teoria gestaltista). O seu desenvolvimento é determinado pela interacção entre factores internos (orgânicos, hereditários) e factores externos (meio). Nos primeiros meses de vida, o seu comportamento é determinado por reflexos inatos, mas depois as respostas são cada vez mais complexas fruto de um processo de adaptação. Este processo embora tenha algumas etapas comuns a todos os indivíduos, não produz em todos os mesmos resultados. As mesmas coisas não têm a mesma significação para todos. O comportamento é uma resposta que varia em função da interacção entre a personalidade do sujeito ( P ) e a situação ( S ).
A personalidade vai-se formando através da interacção com o meio. Neste processo são decisivas as disposições biológicas do sujeito, as diversas aprendizagens e as actividades com o meio. O comportamento é visto como a resposta de uma dada personalidade numa situação concreta.



            Piaget é o homem que revolucionou, em parte, a psicologia em termos da ideia de comportamento, especificamente do behaviorismo e do gestaltismo. Para os behavioristas a herditariedade tem uma influência limitada no comportamento e o sujeito para aprender algo a partir de uma determinada acção não precisava ser um sujeito activo, logo o sujeito é visto como um resultado do meio. E no gestaltismo o meio tem uma pequena influência no comportamento do sujeito, visto que os gestaltistas defendem que o ser é inato, o comportamento do sujeito é influenciado pelas potencialidades da hereditariedade.
            A nova teoria construída por Piaget refuta as teorias anteriormente elaboradas. Nesta teoria, Piaget vê o sujeito como um resultado de interacção com o meio, pois o sujeito aprende quando interage com o meio, logo vários sujeitos com diferentes aprendizagens reagem de forma diferente à mesma situação, tudo depende da importância que o sujeito dá as situações.
            A meu ver, Piaget deu um grande contributo à Psicologia, pois ele estudou e elaborou uma teoria que responde a várias questões levantadas às teoria do behaviorismo e gestaltismo. Piaget é um psicólogo contemporâneo e é uma das maiores figuras da Psicologia.


José Miguel Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário