domingo, 19 de dezembro de 2010

Wolfgang Köhler


Wolfgang Köhler
Wolfgang Köhler (Reval, Estônia, 21 de janeiro de 1887 - Estados Unidos, 1967), foi um dos principais teóricos da Psicologia de Gestalt, considerado o porta voz do movimento devido aos seus livros escritos com cuidado e precisão.[1]
Nasceu na Estônia em 1887 e com cinco anos se mudou para o norte da Alemanha. Estudou em universidade em Tübinger, Bonn e Berlim, e doutorou-se orientado por Stumpf, na Universidade de Berlin, em 1909.
Passou ainda sete anos estudando comportamento animal (chimpanzés), registrando o trabalho em um volúmero considerado clássico, nomeado The mentality of the apes (1917).
Em 1920 escreveu o livro Static and stacionary physycak gestalts, onde Köhler sugere que a teoria da Gestalt consistia em uma lei geral da naturza que pode ser amplamente aplicada em todas as ciências.
Em 1922 Köhler se torna professor de psicologia da Universidade de Berlim.
Em 1929, publicou Gestalt Psychology, uma descrição completa do movimento da Gestalt. Deixando a Alemanha nazista em 1935 devido a divergências políticas.
Em 1956, recebeu o Prêmio de Destaque pela Contribuição Científica da APA, órgão que, em 1959, elegeu-o seu presidente.
Köhler faleceu no ano de 1967.


GESTALTISMO:
A psicologia de Gestalt é um movimento que actua na área da teoria da forma, onde kohler defende que “o todo é mais do que a somo de todas as partes”.
Vemos uma mesa como um objeto diferente do que apenas a soma de suas partes


No mundo do design utiliza-se as leis da Gestalt o tempo todo, muitas vezes até de forma inconsciente. Esta teoria ajuda as pessoas a assimilarem informações e a entenderem as mensagens que são passadas.
As leis básicas da Gestalt são usadas com uma frequência altíssima hoje em dia no design, assim como em outras áreas do conhecimento humanos (como arquitetura, artes, moda, etc).
São elas:
  • Semelhança
  • Proximidade
  • Continuidade
  • Pregnância
  • Fechamento

Lei da Semelhança

A lei da semelhança dita que eventos que são similares que se agruparão entre si.

Lei da Proximidade

Elementos são agrupados de acordo com a distância a que se encontram uns dos outros. Elementos que estão mais perto de outros numa região tendem a ser percebidos como um grupo.


Lei da Continuidade

Essa lei dita que pontos que estão conectados por uma linha reta ou curva, são vistos de uma maneira a seguirem um caminho mais suave. Em vez de ver linhas e ângulos separados, linhas são vistas como uma só.

Lei da Pregnância

É chamado também de lei da simplicidade. Ela dita que objetos em um ambiente são vistos da forma mais simples possíveis. Quanto mais simples, mais facilmente é assimilada.

Lei do Fechamento

Elementos são agrupados se eles parecem se completar. Ou seja, nossa mente ver um objeto completo mesmo quando não há um.


DIOGO SOUSA

 

Sem comentários:

Enviar um comentário