sábado, 18 de dezembro de 2010

Köhler e o gestaltismo

Wolfgang Kohler foi um dos criadores da Gestalt ou teoria da forma.
 
Kohler teve como objecto de estudo a Consciência, comportamento e aprendizagem com o objectivo de fazer o estudo dos elementos constituintes, as percepçoes. Para isso utilizou um método experimental, de introspecção e informal.

Nesta teoria reconhece-se o valor da consciência mas critica-se a sua redução em elementos constituintes. Para os psicólogos da Gestalt o todo é diferente da soma das partes.
 
Os psicólogos da Gestalt defendiam também que a percepção está para além dos elementos fornecidos pelos órgãos sensoriais. Quando olhamos para um determinado objecto , vemos, para além dos seus elementos constituintes, a representação de um determinado simbolo na nossa mente.
 
Em oposiçao a Wundt, para os gestaltistas os elementos mais simples seriam as sensações que, associadas, somadas constituiriam a percepção.
 
Os elementos constitutivos de uma figura são agrupados espontaneamente. Esta organização é, segundo o gestaltismo, essencialmente inatas.
 
A organização das nossas percepções foi estudada pelos gestaltistas que enunciam um conjunto de leis:
  • Lei da proximidade – perante elementos diversos, temos tendência a agrupar aqueles que se encontram mais próximos.
  • Lei da semelhança – perante elementos diversos, temos tendência a agrupar por semelhanças.
  • Lei da continuidade – perante algo inacabado, temos tendência a acabar.
 
Os gestaltistas criticam tambem Watson por dizer que tudo depende do meio, enquanto os gestaltistas acham que as ideias sao inatas.
 
Segundo esta concepção, o sujeito é resultado das potencialidades transmitidas por hereditariedade. Existiriam estruturas inatas no sujeito que organizariam a experiência do meio ambiente. Os gestaltistas defendem que o sujeito organiza a experiência do meio a partir das estruturas inatas.

                                                           João Cardoso

Sem comentários:

Enviar um comentário