sábado, 11 de dezembro de 2010

Os Pombos e a Capacidade de Resolver Problemas



5 comentários:

  1. Muito interessante Marcos!
    Gestalt em acção... o todo é mais que a soma das partes?

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  3. Também é o Behaviorismo em acção. Neste experiencia temos a "personificação" dos conceitos behavioristas do Estimulo -> Resposta.
    Neste caso, o estimuo é a banana, e a resposta é a tentiva de alcance da mesma. É de salientar que o pombo tem as asas presas, sendo-lhe impedido a sua capacidade de voar.
    Os processos intinsecos ao ser tam,bém estão implicitos, mas eu atribuo um maior papel á implicação acima referida.

    Neste caso, para o modelo apresentado no Gestaltismo, temos o processamento no conjunto de imagens ou "frames" que o video detem. Aqui sim, o todo é mais do que a soma das partes. O proprio video é um optimo modelo para justificar a celebre frase do Gestaltismo que referiu: se isolassemos uma pequena parte do video, a sua intencionalidade não seria a mesma que a do video na sua globalidade.

    (O comentário prévio foi removido por mim mesmo)

    ResponderEliminar
  4. Tem razão o senhor da Gestalt. Afinal não basta o estímulo para a resolução do problema; é necessária uma operação mental no sujeito, algo que pode ser descrito como uma intuição; por outras palavras, o pombo deve "perceber o arranjo" certo da relação espacial banana-caixa para lá chegar, daí "o todo ser mais que a soma das partes".

    ResponderEliminar
  5. Deixo uma ligação aos trabalhos de Köhler com os seus chimpanzés para maior esclarecimento da questão em análise; está em língua inglesa mas dá para traduzir com facilidade.

    http://wkprc.eva.mpg.de/english/files/wolfgang_koehler.htm

    ResponderEliminar