quarta-feira, 8 de junho de 2011

Processo cognitivo



Processo cognitivo é a realização das funções estruturais da representação (idéia ou imagem que concebemos do mundo ou de alguma coisa) ligadas a um saber referente a um dado objecto. Constitui na execução em conjunto das unidades do saber da consciência, que foram baseados nos reflexos sensoriais, representações, pensamentos e lembranças, com o processo mental que consiste em escolher ou isolar um determinado aspecto de um estado de coisas relativamente complexas, a fim de simplificar a sua avaliação, classificação ou para permitir a comunicação do mesmo através da abstração.

Processos Cognitivos: Aprendizagem:

Aprendizagem

Aquisição ou mudança relativamente estável e duradoira do comportamento e/ou do conhecimento, devido à experiência, ao treino ou ao estudo e com uma função adaptativa relativamente ao meio e às suas mudanças

Processos de Aprendizagem

Aprendizagem por habituação

- Consiste na diminuição da tendência para responder a estímulos que se tornam familiares, devido à exposição sucessiva aos mesmos;
- Aprendemos a ignorar estímulos conhecidos, não portadores de informação nova, o que aumenta a nossa capacidade de adaptação a outras aprendizagens que possam surgir.

Aprendizagem associativa

Condicionamento Clássico ou Respondente

- Defendido por Ivan Palov, que afirmava que a aprendizagem resulta de associações entre estímulos e respostas;

Estimulo:

- Qualquer elemento do meio que produz efeito sobre o organismo; Provoca uma reacção, uma alteração no comportamento.
. Resposta: Qualquer actividade do organismo que se segue ao estimulo; Pode ser um movimento, uma secreção glandular, um pensamento, uma emoção.
- Conceitos desenvolvidos por Palov

Estimulo Neutro: Estimulo que, antes do condicionamento, não produz a resposta desejada. Ex. o som da campainha

Estimulo não condicionado ou Incondicionado: Estimulo que desencadeia uma resposta não aprendida. Ex. a carne
. Resposta Incondicionada: Resposta inata, não aprendida. Ex. salivar com o cheiro da carne

Estimulo Condicionado: Estimulo neutro que, associado ao estímulo incondicionado, passa a provocar uma resposta semelhante à desencadeada pelo estímulo incondicionado. Ex. o som, depois de associado à carne, passa por si só a provocar a salivação.
Resposta Condicionada: Resposta que, depois do condicionamento, se segue ao estimulo que antes era neutro. Ex. salivar quando ouve o som da campainha.


Daniela Vaz

Sem comentários:

Enviar um comentário