quarta-feira, 6 de abril de 2011

Socialização

A socialização é o processo que consiste na interiorização que cada individuo faz, desde que nasce e ao longo de toda a sua vida, dos valores, moralidade, dos seus modelos comportamentais e normas da sociedade em que se encontra inserido. A socialização é indicar ao individuo os modos de pensar, de agir em sociedade e no grupo em que se encontra inserido. Deste processo de aprendizagem o indivíduo aprende a viver em grupo e respeitar esse grupo, sendo a socialização um processo fundamental na integração social.
A socialização da-se com intensidades em contextos diferentes, existindo dois tipos de socialização: primária e secundária. Durante a infância, ocorre a socialização secundária, onde a criança tem como objectivo aprender e interiorizar os processos comunicativos, como a linguagem, as regras básicas da sociedade e os comportamentos admitidos na cultura a que pertence. A socialização primária é fulcral para o indivíduo deixando marcas profundas para toda a sua vida, pois é nesta fase que a base de todos os comportamentos e relações é formada.
A socialização secundária é todo e qualquer processo que introduz o indivíduo em novos sectores do mundo da sua sociedade. O indivíduo adquire este tipo de socialização na escola, nos grupos de amigos ou nos meios de comunicação social.
Nesta fase a sociedade ou grupo criam expectativas em relação ao nosso desempenho social, cultural, comportamental e em termos de atitudes.
É através deste processo de socialização que o ser humano se torna um ser urbano e se constroem as regras da vivencia social, sem ele éramos meros animais que fazem o que querem sem respeitar nada e ninguém, sem capacidade de nos relacionarmos


Sara Mendes

Sem comentários:

Enviar um comentário