terça-feira, 5 de abril de 2011

O desafio á diferença cultural

Neste mundo, derivado de sociedades, a forma de viver foi constantemente alterada, conforme o grau de dependência de certos factores. Com isso se explica tão diferenciadas e tão excêntricas culturas que nos são apresentadas nos dias de hoje e desde tempos remotos.
A disputa entre culturas, sempre fez muita guerra e revolta interna, criando um ambiente hostil entre elas e com grande desenvolvimento do ódio, do racismo e da xenofobia.
E agora pergunto-me: será necessária, uma revolta tão veemente sobre nossos homónimos? Certamente que não, mas por vezes interesses de ordem diversa, como o exibicionismo, o poder ou o egoísmo que nos corre nas veias, fazem-nos despender suor, sangue e lágrimas inutilmente.
No entanto ainda estão há margem deste clima, culturas como a Índia, uma das civilizações mais antigas do nosso planeta, onde o contraste entre cidades ou regiões é uma realidade, mas a diversidade de línguas, hábitos e modo de vida não impedem que haja uma grande unidade na cultura do país. Ao mesmo tempo que cada estado tem seu próprio modo de expressão, como na arte, música, linguagem ou culinária, o indiano é profundamente  o sentimento de amor à sua nação e tem orgulho de sua civilização ancestral, o que mantém vivas até hoje muitas tradições.
As religiões são o factor mais determinante nas expressões do povo, como podemos ver em todas as manifestações da arte.  Apesar de tudo, quem imagina a Índia como um país místico, com cheiro a incenso e santos vagueando pelas ruas, deve saber que tudo isso é verdade. No entanto, existe um povo extremamente progressista, que gosta da modernidade e com uma identidade cultural única no mundo.
Assim vemos que é possível viver em harmonia com tanta diversidade dos nossos vizinhos, mas com olhos bem abertos, pois como diz Ralph Emerson: “A solidão é impossível, e a sociedade, factal".
                                                                                          Celso Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário