quarta-feira, 6 de abril de 2011

Martin Luther King Jr.



Martin Luther King  Jr. Nasceu em Atlanta a 15 de Janeiro de 1929 e morreu em Memphis a 4 de Abril de 1968. Durante toda a sua vida foi um activista pelos direitos civis dos negros na América. Por tal, tornou se a pessoa mais jovem a receber o Prémio Nobel da Paz em 1964. É o autor do mítico discurso “Eu tenho Um Sonho”. Com a ajuda de apoiantes da sua causa, lutou sempre para quebrar os preconceitos que existia na altura contra os negros, conseguindo tal. Fez inúmeras marchas contra o preconceito, sempre pacíficas.

Mas como é impossível mudarmos as atitudes a todas as pessoas, havia opositores. Luther King sempre foi alvo de conspirações e de assassinatos. No dia 4 de Abril de 1968 tal aconteceu. Antes do inicio de uma marcha em Memphis, James Earl Ray matou-o, mas o seu legado será para sempre lembrado.

Podemos dizer que não somos racistas, mas se não mudarmos comportamentos não adianta de nada, mas Luther King conseguiu isso. Algo mais dificil do que mudar atitudes talvez, pois podemos dizer que realmente o racismo é mau, mas fazermos o mesmo que o condutor do autocarro de Rosa Parks e desprezá-la. Não basta termos em mente o que devemos fazer, o que é bom fazer e o que não se deve fazer, temos de alterar isso na prática também: temos de mudar os nossos comportamentos, por mais dificil que pareça, Martin Luther King Jr. é um exemplo que podemos mudar as atitudes das pessoas se lutarmos para tal,  conseguindo mudar a atitude de um povo, o povo americano, perante o racismo.

"Quando deixarmos soar a liberdade, quando a deixarmos soar em cada povoação e em cada lugarejo, em cada estado e em cada cidade, poderemos acelerar o advento daquele dia em que todos os filhos de Deus, homens negros e homens brancos, judeus e cristãos, protestantes e católicos, poderão dar-se as mãos e cantar com as palavras do antigo  espiritual negro:

«Livre afinal, livre afinal.


Agradeço ao Deus todo-poderoso, nós somos livres afinal.»"
Martin Luther King Jr, Washington 28 de Agosto de 1963 


José Pedro Nunes

Sem comentários:

Enviar um comentário