sábado, 26 de março de 2011

Aculturação


O processo de aculturação dá-se devido ao contacto entre culturas diferentes e as consequências que este mesmo contacto traz para um determinado grupo. Designa o processo pelo qual duas ou mais culturas diferentes entrando em contacto entre si  originam mudanças importantes numa delas ou em ambas. É a aquisição de  elementos culturais de culturas externas à sua, aquisição essa que é o resultado das relações culturais. Essas mesmas relações culturais podem ser de diversas ordens:

Simbiose Cultural: ocorre quando há uma convivência entre duas ou mais culturas;
Osmose Cultural: ocorre quando mesmo sendo culturas diferentes, alguns elementos culturais unen-se devido a alianças matrimoniais, trocas comerciais, lutas ou guerras. Esta é uma relação típica das zonas fronteiriças;
Fusão Cultural: ocorre quando elementos culturais de duas ou mais culturas s misturam originando outra cultura. Um exemplo é o que aconteceu no México: a cultura azteca nativa fundiu-se com a cultura espanhola dando origem à actual cultura mexicana;
Segregação ou Apartheid: recusa política de aculturação, provocando uma divergência entre a cultura nativa e a invasora.
Sincretismo: ocorre quando se juntam características de divindades ou de outros elementos religiosos de sistemas religiosos completamente diferentes, dando origem a novas divindades.

Estas relações incluem a existência de agentes de aculturação. Entre eles pode-se destacar:
→ A actividade missionária que não se limita apenas ao cristianismo, mas a todas as religiões estruturadas em igrejas, e que têm como objectivo mudar outras culturas na sua vertente religiosa. Os missionários actuam direstamente sobre as pessoas e indirestamente sobre as instituições.
→ O comércio é um dos veículos mais comuns de trocas de culturas.
→ O colonialismo é o domínio de um povo por um grupo de colonos o que implica que haja também um domínio cultural e político imposto pelo país de origem dos colonos.
  Tiago Peixoto

Sem comentários:

Enviar um comentário