terça-feira, 15 de março de 2011

Genes Assassinos

Albert Fish- pedófilo, sadomasoquista serial killer e canibal

Todos os dias na televisão vemos programas em que alguém é assassinado. E os assassinos? Será que eles têm algo em comum. Por exemplo, será que há um gene que faz com que o indivíduo mate, digamos um “gene assassino” ? Sabemos que os genes sozinhos não têm efeito; só serão activados se o ambiente assim o proporcionar, porque como já foi provado, o comportamento também tem uma parte cultural e há certos genes que só se expressam no fenótipo em determinados cenários. Afinal, há um gene que é o chamado gene da violência que se denomina por MAOA. Este é um gene que é diferenciado pelo sexo e recebesse normalmente pelo lado do progenitor feminino. Isto explica porque é que normalmente os assassinos em série são homens. Porém, quem tem o gene pode não ser assassino em série, pode ser apenas uma pessoa violenta mas, em casos extremos, a história é outra. O gene é formado pelo excesso de uma substância que se chama a serotonina , ironicamente a serotonina é uma substância que nos faz mais calmos e relaxados, mas este excesso da substância dá-se no útero e o cérebro do individuo torna-se intolerante à substância. Na parte cultural o individuo necessita de viver casos de violência extrema na primeira pessoa para que este gene se manifeste; um ser pode ter os requisitos todos mas também tem de ter um tempo especifico na vida de uma pessoa. Para o gene se manifestar, a violência extrema tem de ser vivida antes da puberdade atingir. E aí está a receita para uma pessoa violenta e talvez um assassino.
         Agora vamos imaginar que vivemos num ambiente onde todos os dias há violência. Diga-mos que vivemos em Israel por exemplo, ou outra zona violenta. Se há pessoas com este gene , o factor violência expressa o gene ao longo do tempo vamos ter crianças revoltadas e com genes assassinos. Este gene pode ia assim explicar a existência das crianças que pertencem a milícias armadas.
Paulo Marques



3 comentários:

  1. Interessante artigo Paulo.

    Tens razão, genes e ambiente são necessários para que certos traços comportamentais se expressem.

    Claro que a questão de fundo é saber se o Homem "nasce naturalmente bom", como dizia o nosso amigo Rousseau. Eu tenho as minhas dúvidas...

    ResponderEliminar
  2. Para Rousseau o homem nasce bom mas a sociedade torna o mau logo a sociedade e a casa da malvadeza nos indivíduos.
    A vida em sociedade pode ter nos feito egoístas e maus ?
    Ora bem o Homem nasce raso apenas tem o que os genes lhe transmitem, tudo o resto e adquirido. Mas afinal o que é o mal ?
    o mal e definido como comportamentos e atitudes moralmente erradas para a sociedade.
    Ha muitas perguntas que ficam por responder...

    Paulo Marques

    ResponderEliminar
  3. carissimo paulo voce citou o iluminismo frances. parabens
    esquecamos o pensamento ingles que ignorava o sentimento humano.

    ResponderEliminar