terça-feira, 22 de março de 2011

127 Horas - O filme e o Homem


É uma história verídica da impressionante aventura do montanhista Aron Ralston, na sua luta ao ficar preso após uma queda num desfiladeiro isolado no Utah (EUA). Durante os cinco dias seguintes Ralston examina a sua vida e sobrevive aos elementos para finalmente descobrir que tem a coragem e os recursos para se libertar por qualquer meio necessário, escalar uma parede com 200 metros e caminhar mais de 12 km antes de ser finalmente salvo. Ao longo da sua viagem, Ralston recorda amigos, amantes, família e as duas caminhantes que conheceu antes do acidente.



Aqui em português

“127 hours” demonstra como a mente e a fisiologia humana resiste e reage a situações de sobrevivência inesperadas. Neste filme verídico temos situações de alocinações, visões, desespero, arrependimento, pânico, entre outros. Esta história é um grande exemplo de sabedoria a nível geológico e fisiológico bem como a temática da física e do ambiente em que o personagem se encontra.
Aron Ralston é um jovem que sempre foi muito independente, não demosntrava os seus sentimentos e afecto com a família, nem como amigos e não conseguia sustentar uma relação amorosa. Devido a essa sua personalidade Aron nunca chegou a ter verdadeiros amigos, e afastou-se da sua mae.
Quando Aron viajou para Utah, ninguém da sua família sabia e como este não se relacionava com ninguém e nem atendia os telefonemas da sua própria mãe, nunca foi dado um alerta quando este ficou em apuros.

 Aron durante cinco dias esteve preso pela mão num desfiladeiro, com pouca água, somente com 15 minutos de sol diários, rodeado de formigas e sem comida. Devido a estas condições Aron teve que se sujeitar a beber da sua própria urina para sobreviver. Durante esses longos dias, a sua única companhia era a sua câmara de filmar e uma Águia que passava sempre à mesma hora, durante todos os dias pela zona em que este se .
 
Uma história verídica que nos faz pensar e abrir os olhos perante ao papel que temos que estabelecer na nossa sociedade, a importância da socialização e o factor mais importante, a família que tanto nos ajuda e apoia em todas as situações.



Homem em que foi inspirada esta história fascinante. Após o Alpinista perder parte de seu braço, continuou a aventurar-se em escaladas e alpinismo, formou uma família e a partir daquele momento, passou a avisar sempre para onde ia.



Joana Campelos

Sem comentários:

Enviar um comentário