domingo, 20 de março de 2011

Socialização: a sua importância na nossa vida


A socialização é o processo através do qual nós vamos interiorizando hábitos e características que nos tornam membros de uma sociedade. A socialização é um processo contínuo, que se inicia após o nascimento e se faz sentir ao longo de toda a nossa vida.
 

Podem ser referidos dois tipos de socialização: a socialização primária e a secundária.

Podemos definir socialização primária como sendo o processo pelo qual os seres humanos aprendem as regras e as coisas mais básicas da vida, ocorrendo com grande intensidade na infância, tais como comer com talheres, andar, falar, vestir-se sozinhos, entre muitas outras. Estas “regras” são-nos ensinadas fundamentalmente pelos nossos pais e pela escola. Como tal, este processo desempenha um papel imprescindível na nossa vida.

Relativamente à socialização secundária, esta também é um processo de aprendizagem mas, tal como o nome indica, é secundária. Isto significa que sofremos este processo quando nos deparamos com novas e diversas situações ao longo da vida e temos de nos adaptar a essas situações, ocorrendo assim com menos intensidade está ligada a interacção plena na vida social activa e aos ajustamentos decorrentes nas alterações nos estatutos e papéis (profissão, família…)

Ao longo de toda a nossa vida estamos constantemente a ser postos à prova e a passar por processos de socialização secundária. Cada nova situação que nos surge é uma nova adaptação que sofremos. Por este motivo, a socialização é o processo que permite a cada indivíduo desenvolver a sua personalidade permite a sua integração na sociedade. Se repararmos, dois indivíduos reagem de forma completamente diferente perante a mesma situação, porque cada indivíduo é único.

Nuno Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário