terça-feira, 9 de novembro de 2010

Estado da Humanidade


São pequenos factos que, por vezes, nos despertam do sono profundo em que caímos no ritmo alucinante da vida que vivemos no mundo actual.

E foi assim, ao ver a banda desenhada da Mafaldinha, que me despertou o interesse para pensar um pouco sobre o “estado da humanidade”. Todos os dias lemos nas notícias dos jornais sobre os inúmeros casos de crimes passionais, as guerras entre os povos, as desigualdades, o armamento nuclear, os efeitos nefastos da globalização.

O que nos faz agir assim, uns contra os outros? Compreendemos o ser humano como um ser complexo na sua acção e na sua interioridade. São os seus comportamentos e os seus processos mentais que o definem como ser inacabado, com um programa aberto a inúmeras aprendizagens e a infindáveis possíveis adaptações.

Mas continuamos a insistir na guerra, no ódio, nos crimes passionais. É que muitas vezes, a fronteira entre a saúde mental e a perturbação é muito ténue. Esta realidade está especialmente bem retratada em Taxi Driver, um filme de Martin Scorsese (1976), na personagem de Travis, que Robert de Niro eternizou com a sua brilhante interpretação e com a célebre frase “Are you talking to me?”

 Travis Bickle é o paradigma do homem perturbado pelas vivências da guerra do Vietnam (uma guerra de horrores que não foi mais que uma soma de mortos, mutilados e traumatizados). As suas experiências de horror e morte transformam-no num homem desequilibrado, de mente conturbada, solitário e violento. Por circunstâncias várias, acaba como um herói numa cena que era suposto ser o assassino. Mas esta elevação a herói não faz de si um homem melhor, pois o problema da solidão e isolamento social perduram e penetram-no crucialmente.

Está a humanidade a precisar de um letreiro “Não funciona”? Conhece-te a ti mesmo e constrói um projecto de vida no sentido da felicidade, esta sim, feita de pequenos nadas: a tua sexualidade, os teus amigos, os teus afectos, as tuas emoções, a tua história, a tua herança genética… os teus sonhos.

E A HUMANIDADE FUNCIONARÁ, MAFALDINHA!!!

Inês Madureira

1 comentário:

  1. Stor, já aumentei mais as imagens, se quiser aumente mais um bocadinho . Inês

    ResponderEliminar