domingo, 7 de novembro de 2010

psicologia e comportamento

 

A psicologia, tal como a vê o condutismo, é um ramo puramente objectivo e experimental das ciências naturais. O seu objectivo teórico é a previsão e o controlo do comportamento. A introspecção não é parte essencial de seus métodos, nem o valor científico de seus dados depende da facilidade com que podem ser interpretados através da consciência. O behaviorismo, no seu esforço para conseguir um esquema unitário da resposta animal, não reconhece linha divisória entre o homem e os animais irracionais. O comportamento do homem, com todo o seu refinamento e toda a sua complexidade, constitui apenas uma parte do esquema total de pesquisa do behaviorista.

A psicologia que eu tentaria construir consideraria como ponto de partida, o facto observável de que os organismos, tanto humanos como animais, se ajustam aos seus ambientes através de uma bagagem hereditária e de hábitos adquiridos. Tais ajustamentos podem ser adequados ou podem ser tão desajustados que o organismo mal mantém a sua existência. Em segundo lugar, alguns estímulos levam os organismos a apresentar as respostas; num sistema de psicologia totalmente desenvolvido, dada a resposta é possível predizer o estímulo; dado o estímulo é possível predizer a resposta. Este conjunto de afirmações é extremamente grosseiro e rude, tal como deve ocorrer com todas as generalizações desse tipo. No entanto, é difícil dizer que são mais grosseiras e menos realizáveis do que as afirmações que aparecem nos manuais de psicologia.

John Watson, A Psicologia tal como a vê o Behaviorista

Wikipedia, John Watson
Wikipedia, B. F. Skinner

1 comentário:

  1. Bom dia.
    Estou escrevendo um romance (o meu 3º livro), e meu personagem feminino conversa com uma "Persona", que considerei o seu alterego. Porém, como baseada em fatos reais a história se passa em 1930, e a essa época pouco se conhecia sobre a questão...a minha dúvida é saber o que posso revelar sobre a questão... você poderia me ajudar?
    Gostei muito do seu Blog! estou pesquisando sobre o assunto, mas preciso de algumas respostas.
    Muito obrigada.
    Abraço,
    Guacira.

    ResponderEliminar