quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Mulholland Drive, o Inconsciente e o Mundo dos Sonhos

No seguimento da breve abordagem à Psicanálise, na aula, proponho a visualização do filme Mulholland Drive


  (apelo ao uso do inglês para a compreensão do trailer)

Mulholland Drive é um filme surrealista, produzido em 2001 por David Lynch. Este filme é uma abordagem ao mundo dos sonhos e do desejo recalcado do nosso subconsciente. Mostra-nos como os nossos desejos mais intrínsecos, aqueles que conscientemente ignoramos, se podem manifestar ao nível dos nossos sonhos.

Neste filme, os desejos inconscientes são vários, desde desejo sexual até ao próprio desejo de realização pessoal.

A meu ver esta produção cinematográfica deve ser observada até à exaustão, não exclusivamente com olhos, mas também com a “psique” inerente a cada individuo e a cada personagem do filme. O que este filme tem de realmente interessante é a habilidade de obrigar o espectador a usar a sua sensibilidade para compreender a complexa trama do filme, que se inicia com um misterioso acidente e homicídio, e que, ao longo do seu time-line, se vai tornando cada vez mais psicadélica mas organizada, chegando mesmo à misteriosa e complexa passagem no "Club Silêncio". 

 


 

Após este momento, a história torna-se quase convulsiva, e ao mesmo tempo esclarecedora do que, inicialmente, se aparenta a algo sem nexo e sem qualquer possibilidade de descodificação.

Este filme ilustra muito bem aquilo que acima foi descrito, podendo fazer uma extrapolação para a psicanálise moderna, uma vez que o realizador e produtor do presente filme, usa a psicologia e, em particular a psicanálise, mas de uma forma reversa, para construir as suas imensas e indomesticáveis tramas.

Antes de visualizarem o filmes, gostaria de deixar 10 pistas que o próprio realizador e produtor do filme, David Lynch, deixou para que se melhor compreendesse Mulholland Drive:

  1. No inicio do filme, antes dos créditos, duas pistas são reveladas.
  2. Atente no que está escrito no reclamo vermelho.
  3. Qual o título do filme, para qual o personagem Adam Kesher está a fazer Castings? Ele será mencionado mais uma vez durante o filme?
  4. O acidente é um importante acontecimento no filme. Onde ele acontece?
  5. Quem entrega a chave azul e porquê?
  6. Atente no roupão, no cinzeiro e na caneca de café.
  7. Qual é o mistério revelado no palco do "Club Silencio"?
  8. Somente o talento de Camilla pode ajudá-la?
  9. Atente no objecto que está nas mãos do estranho homem que vive perto do restaurante "Winkie"!
  10. Onde está tia Ruth?

1 comentário:

  1. Boa Marcos!... D. Lynch?, Muito bem escolhido, devo dizer; não sei se vai dar para ver o Mulholland D. mas é uma questão a discutir com o pessoal. Estava a pensar num outro filme para introduzir a questão da genética e comportamento, ou, se preferires, do inato vs. adquirido. Seja como for, felicito-te pelo teu bom gosto e por mais uma escolha acertada!

    Continua a mandar ideias pro blog, Ok?

    Cumps

    ResponderEliminar