quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Eternal Sunshine For The Spotless Mind




Eternal Sunshine for the Spotless Mind ou em português O Despertar da Mente, é um filme do realizador Michel Gondry e com roteiro escrito por Charlie Kaufman.
Este filme fala-nos de Joel (Jim Carrey) e Clementine (Kate Winslet) que são um casal de namorados, com personalidades muito diferentes. Ele é tímido e inseguro, enquanto que ela é o oposto, extrovertida e impulsiva. Com o decorrer da relação de ambos, essas diferenças começam a gerar conflitos, até que um dia a relação acaba. Clementine recorre, então, a uma empresa chamada Lacuna, para apagar da sua memória todas as recordações de Joel. Quando este descobre, decide fazer o mesmo. Porém, a meio da intervenção, percebe que não é aquilo que ele quer. 

De um ponto de vista roteiristico e cinematográfico, este filme é uma obra prima, porque apesar da natureza dos acontecimentos ao longo do timeline, este nunca se torna confuso e desordenado, tornando a obra ainda mais apelativa.

Considero pertinente a visualização deste filme, uma vez que aborda o tema em estudo, o cérebro, a sua morfologia, funcionamento e as consequências de tentar alterar algo nele contido. Apesar da aparente complexidade, a historia torna-se simples e ao mesmo tempo é muito apelativa porque nela está encerrada um romance entre pessoas dicotómicas e uma "cura" futurista para os problemas associados ao fim desse romance, e como é comum nos filmes onde Jim Carrey entra, há um cariz cómico contido.