sexta-feira, 8 de abril de 2011

É hora de pensar !!

O racismo é um preconceito contra uma raça “inferior”, é uma atitude gerada por uma sequência de mecanismos sociais.
Existem raças humanas diferentes espalhadas por todo o mundo. Essa diferença é caracterizada por características físicas hereditárias, traços de carácter e inteligência ou manifestações culturais.
A ideia de pensar que uma raça é superior à outra é muitas vezes para justificar a escravatura, domínio sobre certos povos, genocídio.
A existência de diversas culturas, sociedades, faz com que exista uma competição entre elas, isto é, uma sociedade sente a necessidade de se distanciar das outras de forma a criar uma sociedade “superior”.
Há sociedades que criam o mito de ser superior a outras, esse mito vai se prolongar ao longo de várias gerações que pode leva à extinção ou escravidão de certas sociedades/culturas. Existem vários exemplos que fundamentam esta afirmação, um dos exemplos é a escravatura em todo o mundo, mas mais acentuada nos Estados Unidos da América e a superioridade da raça ariana praticada pelos nazis.


Nos Estados Unidos da América até ao século XX o racismo era extremo, contra índios, negros, asiáticos e latino-americanos, não existia direitos para quem não fosse de raça branca. Era proibido o casamento inter racial e as pessoas de raça branca nunca partilhavam os mesmos locais de pessoas de raça não branca. Mesmo que uma pessoa não fosse racista, esta estava proibida de qualquer tipo de relacionamento com outra raça. Isto levou à criação de muitas sociedades secretas que utilizavam a violência para atingir um fim, que era a supremacia da raça branca. O Ku Klux Klan, também conhecido por KKK, era a maior sociedade secreta que lutava pela supremacia da raça branca, esta sociedade fazia perseguições, principalmente, pessoas de raça negra e nunca eram punidos pelos seus crimes.
Um dos maiores lutadores pela libertação dos negros nos Estados Unidos foi Martin Luther King Jr.
Os nazis são conhecidos por ter um comportamento violento em relação a outras raças. Para eles haviam várias raças, mas a que estava no topo hierarquicamente era a raça ariana e as raças mais baixas eram os ciganos, judeus e os negros. Para eles estes são os perigos da sociedade, tinha que haver uma “pureza racial”, isto é, no mundo existir apenas a raça ariana e para tal adoptaram uma série de comportamentos que levaram ao genocídio.
Isto levou à criação de vários grupos, um dos grupos mais conhecidos são os skinhead, este grupo luta contra a raça negra, utilizando a violência como meio de atingir a pureza da raça ariana.
O racismo existe em todo o mundo havendo agora muitas campanhas contra tal.
A existência de várias culturas serve para o melhor desenvolvimento mundial, pois cada cultura tem os seus costumes e as suas crenças e as diversas sociedades não devem pensar que existe raças superiores. 

                       
 A diversidade cultural deve ser respeitada por todas as sociedades.


 Inês Madureira

Sem comentários:

Enviar um comentário